sexta-feira, 25 de junho de 2010

Festas de 15 anos

Existem algumas tradições antigas que são realizadas até hoje =com bastante ênfase cultural porem algumas delas não fazem mais sentido de ser mas continuam existindo, uma dessas é a festa de 15 anos.
Corrijam-me caso eu esteja errado. De acordo com todo meu conhecimento obtido no google e em conversas com pessoas mais velhas eu descobri que a festa de 15 anos era um evento realizado para se apresentar a debutante para a sociedade, que até então era uma criança pura e inocente e que a partir daquele momento se tornaria uma mulher, estava pronta para ser escolhida por um bom rapaz e se casar com ele, iniciar sua vida sexual ter filhos e ser uma dona de casa muito bem adestrada.
Porem nos dias atuais as mulheres lutam por sua independência, estudam e batalham o mercado de trabalho de igual pra igual com os homens, ou seja, não tem nenhuma intenção de ser mãe de 7 filhos e viver para tomar conta do lar e ao mesmo tempo aos 15 anos sexualidade não é nenhum mistério para ninguém e a maioria nem virgem é mais e já esta muito bem apresentada para a sociedade.
As festas de 15 anos se tornaram boates particulares para menores de idade, onde os mesmos vão para beber e tentar a sorte com alguma menina, ou algumas meninas, que estejam por lá. As valsas muitas vezes não são valsas, até porque atualmente não se sabe o que é uma valsa. O mais estranho em toda essa questão é que muitas vezes este é um sonho compartilhado por mãe e filha que gastam preços absurdos por uma festa da qual o real motivo já se perdeu a muito tempo e acabam por patrocinar o programa de sábado a noite de adolescentes que querem ir a boates e beber porem não tem idade para isto.
As mesmas também são um símbolo de status entre as meninas que competem pela melhor festa, outro fato interessante é a tensão pré-festa das aniversariantes que atingem um nível de tensão esperado de uma noite minutos antes ao seu casamento e a arrogância que as mesmas acabam por usar com seus convidados barrando-os por falta de convite e por medo dos famosos penetras, normalmente adolescentes com problemas de auto-afirmação que precisam ser populares comparecendo em todas as festas, ficando com o maior numero possível de garotas e enchendo a cara que sempre arranjam uma maneira de entrar nas festas mesmo sem serem convidados.
Gostaria então de dar a idéia de toda a vez que se pensar em fazer uma festa de 15 anos rapidamente desistisse da idéia e fizesse a festa para comemorar os seus 16 anos, seria igualmente inapropriado porem, pelo menos, não estaria por utilizar de tradições como desculpa para promover tais eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário