Eu como crítico assíduo da massificação gerada pela mídia e apoiada calorosamente pelos escravos da "moda" não poderia deixar passar em branco a indignação eufórica que estou sentindo neste momento ao assistir a um programa na mtv sobre os colírios da capricho.
Deitei no meu sofá e decidi assistir uma pouco de televisão para então depois ir dormir, liguei no meu canal aberto favorito, a mtv, e me deparo com uma espécie de reality show com os "colírios" ou futuros colírios, algo neste sentido.
Esse programa me gerou uma grande curiosidade pois por muito tempo critiquei-os porem com poucos conhecimentos baseados em criticas de outras pessoas. Decidi, então, assistir o programa e me deparei com uma situação muito pior do que a que eu imaginava. Os pobres rapazes são apenas pessoas normais que nem se quer uma beleza exuberante possuem, assisti então a chegada desses em um estúdio, cada qual vestido com suas próprias roupas que provavelmente eram as suas melhores roupas, onde se encontraram com um ser extravagante e que ao meu ponto de vista estava completamente fora de moda chamado estilista, essa estranha figura desempenhou com exatidão seu papel, deu dicas, criticou, argumentou e por fim escolheu roupas e mandou que vestissem. Na saída deste estúdio os pobres rapazes que chegaram cada qual vestidos de acordo com seu próprio gosto saíram vestidos praticamente iguais para completar de vez a massificação.
Digo completar pois um fenômeno unânime entre estes é o que eu costumo chamar de "cabelo de fandangos" que provavelmente quem já os viu irá entender, apenas dois dos meninos tinham cabelos diferentes e de acordo com meus cálculos deveriam haver uns dez ao todo.
fiquei esperando então para que estes fizessem algo, cantar, dançar, atuar, qualquer coisa, e para meu espanto a unica coisa que os sex-simbols infanto-juvenis fizeram foi pegar uma câmera cada uma e ensaiar fotos de si mesmos antes de participar de um ensaio com fotógrafos profissionais.
Após o término muitas duvidas me brotaram: Porque els fazem sucesso? Porque o tal estilista massificou aqueles pobres meninos de tal forma? E a maior e mais chocante de todas as minhas duvidas, porque um grupo de garotos de classe média sem talentos são vistos como heróis e aclamados por toda uma geração enquanto verdadeiros heróis da sociedade como os garis são descriminados e tratados como substrato, lixo da sociedade capitalista, quem não merecem nem um olhar nos olhos?
Na verdade é muito simples. Ao bestificar a sociedade, nos fazendo ver esses icones banais como verdadeiros heróis, faz com que sejamos facilmente manipulados. É o que ocorre frequentemente nas eleições, algum político corrupto se candidata mesmo tendo feito ao errado, imoral ou antiético. Porém, a massa sem esclarecimento simplesmente esquece dos atos da pessoa e é influenciada pelo comercial do horário político com um gingle legal. A sociedade capitalista simplesmente não tem interesse em destacar alguem no mundo da mídia que fará com que as pessoas acordem para a realidade e vejam que estão sendo feitas de marionetes. Por este fato que pessoas como Justin Bieber estão na lista dos mais ouvidos da semana.
ResponderExcluirPS:desculpem se fugi um pouco do tema =P