quinta-feira, 29 de julho de 2010

Linguagem tribal

Não sei ao certo porque estou escrevendo isso mas acho que alguns vão me entender.
Especialmente hoje não to conseguindo me comunica com as pessoas, não to entendendo metade das palavras que me falam.

A questão não é que não estou entendendo pela forma culta que as pessoas usam para escrever e muito menos porque preciso de óculos.

Toda minha dificuldade de comunicação vem das novas girias, neologismos e vicios de linguagem e expressões características de cada "tribo".

Expressões tribais


É característico de pessoas que se agrupam desenvolver um dialeto próprio mas com tantos grupos e consequentemente tantos dialetos próprios em vejo imerso em um vazio linguístico. Eu não em enquadro em nenhuma dessas tribos e por isso não tenho nenhum dialeto próprio, pelo menos eu acho, mas mesmo assim consigo me socializar com pessoas de muitos grupos diferentes (menos com aqueles indivíduos que classifico como "protestantes" que defendem unicamente suas tribos como se fossem detentores da razão).

Isso seria uma coisa muito boa se eu não sentisse dificuldade pra me relacionar com todos eles por causa desses dialetos, neologismos e piadas internas. Esses grupos, principalmente os otakus, os nerds e as patricinhas, tem ma necessidade, muitas vezes inconsciente, de excluir os que não fazem partes do grupo e fazem isso com piadas internas (tudo bem nas patricinhas a necessidade não é tão inconsciente assim...)

Eu sei que todos já passaram por isso e também em algum momento já fizeram isso mas vou esplicar mais ou menos como funciona. Você (aparte das tribos) está conversando com seus amigos tribais e inocentemente pronuncia uma palavra corriqueira, porta geladeira, cachorro, lua, qualquer coisa e os integrantes tribais ligam a palavra a algum fato, conhecido apenas por eles, e aquilo se transforma em um vulcão de gargalhadas e o assunto anterior acaba, é esquecido e você fica la "boiando" sem entender do que se trata. É uma das situações mais constrangedoras que alguém pode se meter e eu vivo me vendo nelas.

Finalizo então o post com uma proposta, toda vez que isso acontecer finjam um choro compulsivo, façam um escândalo, esperneiem, a mesma coisa que uma piada interna só que inversa e veremos como os tribais vão se sentir, quem sabe assim conseguimos romper esse comportamento excluidor das piadas internas. (COMO PORRA COLOCO OUTRA COR NOS POSTS?)

3 comentários: